NEA ONNIM NO SUA A, OHU

NEA ONNIM NO SUA A, OHU - Aquele que não sabe, pode saber aprendendo. Símbolo do conhecimento, da educação ao longo da vida e da busca contínua pelo conhecimento.

sexta-feira, 15 de maio de 2015

Por que estudar a Pedagogia Social?

José Evaristo Silvério Netto

Durante alguns anos, quando trabalhava como professor de Educação Física da Rede de Ensino, fui observando e refletindo sobre as fragilidades da/na escola, e pensando em como poderia contribuir para melhorar a relação das crianças com a instituição Escola e principalmente conosco, os professores, e com o currículo escolar. Era nítido que meus alunos não se sentiam bem na Escola, não confiavam naquele território e nos seus atores, e talvez por isso, tinham dificuldade para o engajamento nas tarefas escolares, sejam elas quais fossem.


É bem verdade que a disciplina Educação Física é desejada pelos alunos, porque via de regra é um dos poucos espaços no currículo escolar onde eles podem fazer algo de forma prazerosa, brincando, jogando, competindo, rindo. Pelo menos nas minhas aulas as crianças podiam se divertir, e não só podiam como isso era previsto nos meus planos de aula e unidades didáticas. Constatar que as crianças só tinham as minhas aulas no currículo escolar onde era permitido rir, brincar e se divertir, era, e ainda é, muito perturbador para mim.

Como aprender sem rir, sem brincar, sem jogar? Como aprender sem sentir prazer? E conforme o tempo foi passando, fui testemunha do projeto educacional de destruição do prazer de estudar, de milhares crianças, na sua maioria pobres, sendo que destas, grande parte eram crianças negras.

Aos gritos, muitos colegas professores, inspetores de corredor, auxiliares dos serviços de limpeza e de merenda, tentavam desesperadamente controlar o mar de crianças desiludidas e incrédulas, crianças que não se ajustam ao sistema de ensino na qual estavam sendo submetidas. Ordem e progresso (ou melhor, "progress(ão)") eram as regras máximas, sem as quais os estresses entre alunos e professores ganhavam dimensões inimagináveis.

Claro que as crianças se divertiam na escola, e que os adultos sorriam e haviam momentos de Paz e relaxamento, mas sempre estes momentos eram interrompidos abruptamente frente à ruptura da ordem escolar por algum aluno em conflito com as regras e as expectativas dos adultos.

Para mim este momento foi difícil, não consegui me enquadrar. Entendi que a escolarização com seus valores de ordem e "progress(ão)" não oprimiam só as crianças, mas principalmente os professores, e outros colegas da educação. Foi muito difícil tomar consciência de que @s professores estavam/estão mais frágeis do que seus alunos.

Neste momento, observando e refletindo, contestando a ordem escolar e discutindo com os colegas teorias e pedagogias em reuniões pedagógicas extremamente desgastantes e tristes, que mais pareciam muros de lamentações, tive a impressão de sufocamento pelas paredes, grades, portões e portas dos pavilhões escolares. Eu não coube na escola. Muit@s não cabem.

Tive que sair naquele momento e foi difícil ver lágrimas em alguns rostinhos dos alun@s, que para mim representou o vínculo que construímos e a possibilidade real de uma educação significativa, que naquele momento eu estava deixando. 

Discutir Pedagogia Social é pensar nestas lágrimas,  e nas lágrimas dos professores oprimidos. É problematizar e propor alternativas para a superação da manutenção da ordem escolar, tal qual esta consolidada nas escolas.

Pensar a Educação Social é pensar e implementar uma práxis transformadora do Espaço e do Tempo educacional, de modo a não permitir que as paredes, portas, e grades dos pavilhões escolares nos sufoquem. 

Finalmente, pensar uma Educação Social é construir um paradigma onde a criança sorria e jogue na medida em que aprende, e aprenda na medida que ri e brinca.

Nenhum comentário:

Postar um comentário