NEA ONNIM NO SUA A, OHU

NEA ONNIM NO SUA A, OHU - Aquele que não sabe, pode saber aprendendo. Símbolo do conhecimento, da educação ao longo da vida e da busca contínua pelo conhecimento.

sábado, 16 de maio de 2015

Racismo na Seleção de Ginástica Artística: A Justiça para Além de Medalhas

José Evaristo Silvério Netto

Um vídeo postado por atletas da seleção brasileira de ginástica mostra um crime de Racismo, contra o atleta Ângelo Assumpção. Na prova do crime, os criminosos que compõem a equipe de ginástica humilham o atleta, utilizando analogias que caracterizam o sistema de valores e ideologia racista. 


O Esporte é uma dimensão cultural importantíssima para as sociedades contemporâneas, haja visto o impacto que provoca na vida das pessoas. O Esporte movimenta milhares de milhões de reais, gera empregos diretos e indiretos, constrói sistemas de valores, ideologias, mobiliza pessoas e alteram resultados políticos. O Esporte, e isso é muito importante para pensarmos, impacta sobretudo em nossa estrutura afetiva e emocional, emocionando-nos e fazendo-nos engajar em sua prática ou em seu consumo como apaixonados, amantes. 

Pelo impacto emocional que nos provoca, assim como as Artes, o Esporte possui grande poder e influência sobre nossos sistemas de valores, crenças, e referenciais identitários. Não por acaso foi e é utilizado por governos, empresas e pessoas em todo o mundo, como instrumento político e ideológico para convencer as pessoas de algo, ou para pressionar e tendenciar politicamente. 

Quando pensamos no racismo no esporte, tendemos a pensar somente na dimensão do alto rendimento esportivo, no esporte midiático, mas esta é apenas a ponta do iceberg. Se temos inúmeros casos em nossa sociedade de exemplos de racismo no esporte com super atletas negros que foram e são vitimizados, o que dirá das nosss crianças e jovens que frequentam os campos de várzea, as ruas, as quadras nas praças e principalmente as escolas nas aulas de Educação Física e durante o intervalo de aulas, ou em projetos nas férias. Precisamos nos conscientizar do Racismo do dia-a-dia, que ocorre na trivialidade do xingamento na pelada da rua, na brincadeira de pega-pega. 

Conscientes de que o racismo é um sistema que norteia praticamente todas as relações humanas, em praticamente todos os contextos da vida em sociedade no Brasil, conseguimos entender também que estes casos emblemáticos de Racismo no Esporte Midiático, quando não tratados com justiça, acabam por reforçar os casos do racismo do dia-a-dia, contribuindo para uma sociedade cada vez mais violenta, desigual, intolerante.



Pela importância que o Esporte, enquanto dimensão cultural, assume na vida das pessoas, é importante que casos de Racismo e crimes correlatos sejam tratados com a seriedade que merecem. O que esta em jogo é muito mais do que medalhas em campeonatos internacionais. O Brasil tem uma história de violência, de derramamento de sangue para com a população negra e indígena, e estamos chegando em um momento de ruptura deste cenário. A população esta cada vez mais saindo da condição anestesiada - por uma violência sem precedentes que colocou em coma as mentes, através do processo de colonização e colonialidade - e exigindo justiça frente aos casos de Racismo.

É importante que a Confederação Brasileira de Ginástica tome providências sobre o caso de Racismo contra o nosso atleta Ângelo Assumpção. Este crime não lesa apenas o atleta que foi a vítima direta, mas também toda a população afrobrasileira e africana. O racismo é um crime, e a começar por ai, a Confederação não pode ficar de braços cruzados. Ficar de braços cruzados significa se posicionar em defesa dos criminosos, fortalecendo a lógica de que o Estado Brasileiro é Racista, e especificamente, de que a Confederação Brasileira de Ginástica pratica Racismo Institucional. Não há possibilidade de qualquer decisão que fique somente por uma advertência verbal ou algo do tipo ser uma decisão em defesa da vítima, que no caso é o atleta Ângelo Assumpção, que representa todo a a nação brasileira.


O povo brasileiro quer mais do que apenas medalhas. Nós queremos justiça, e não haveria neste momento, maior e melhor contribuição que a Confederação Brasileira de Ginástica pudesse dar ao país, senão justiça frente ao caso de Racismo contra o atleta Ângelo Assumpção.

Um comentário:

  1. o problema Neto,é que ao desculpar os agressores e chorar quando passam por tal situação,os famosos brasileiros reforçam as atitudes racistas,passam uma imagem de seres inferiores e que aceitam tal condição.o famoso complexo da "redentora".descaracterizam a luta e fazem com que as pessoas que os defendem virem motivos de piadas nas conversas pessoais e redes sociais.no brasil os mandamentos de Linch,foram absorvidos pelos negros que preferem defender e admirar o opressor do que combate-los.a nossa defesa a eles é um tiro no pé!

    ResponderExcluir